Quem somos

O Cidades Invisíveis iniciou suas atividades em 2012 diante do descaso, preconceitos e as barreiras impostas para uma grande parte da população e vem atuando desde então empregando esforços para promover a inclusão social e a redução das desigualdades sociais. Realizamos o sonho de mudar realidades e transformar vidas, por meio de programas que possibilitam o acesso ao conhecimento, tecnologias, saúde, arte, lazer, cultura e esporte, para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade. Estamos presentes em várias partes do Brasil, espalhando e fortalecendo nossas ações que buscam a equanimidade e a real possibilidade de criar melhores futuros a partir do investimento no momento presente.

Programa Bonsai

O programa Bonsai, tem seu nome inspirado em frase dita por Muhammad Yunus, economista e laureado com o Prêmio Nobel da Paz em 2006 e é a ideia fundamental para a criação deste programa. “Pessoas pobres são como bonsais, não há nada de errado com sua semente. A sociedade que nunca lhes oferece o espaço para crescer”. Nós acreditamos que a pobreza não é resultado de características intrínsecas ao indivíduo, mas sim consequência dos sistemas sociais, econômicos e políticos estabelecidos e atuantes. A proposta do programa “Bonsai” é oferecer, num primeiro momento, espaços que tragam aos indivíduos em situação de vulnerabilidade uma possibilidade, que de forma prática é oferecida com fontes de conhecimento, tecnologias, aconselhamento, cuidados básicos de saúde, atenção psicossocial, aconselhamento legal, desenvolvimento de habilidades individuais e interpessoais, e atividades de lazer e cultura e além disso, nos propomos a trabalhar com o indivíduo para alcançar também seu núcleo familiar, círculos de amizade, visando fortalecer as comunidades como um todo. Diante da complexidade dos problemas sociais das pessoas que encontramos em nosso caminho, e visando ajudar suas vidas, desenvolvemos uma metodologia que tem como foco principal o estreitamento das relações entre nós do Cidades Invisíveis e as comunidades assistidas.

Florianópolis (SC)

Bonsai Monte Cristo

A unidade Bonsai Monte Cristo foi inaugurada em 2018 e é a segunda sede construída pelo Cidades Invisíveis. Foi desenvolvida com foco no setor têxtil e de confecção, setor tradicionalmente parte do Monte Cristo.

Lá foi implementado um espaço de formação gratuita em modelagem, corte e costura por educadores habilitados, com o objetivo de fornecer a oportunidade de geração de renda direta, indireta, e empoderamento das mulheres e suas famílias.

Fomentando essa arte passada de geração em geração pelas mulheres, que são maioria na comunidade e quase sempre as chefes de família, buscamos nesta atividade desenvolver uma via de acesso importante que pode servir como instrumento de mudança.

Rio de janeiro (RJ)

Bonsai Vidigal

Em junho de 2021 a equipe do Cidades Invisíveis foi ao Rio de Janeiro para abrir uma unidade Bonsai, por acreditar na importância do nosso trabalho e na importância de expandir nossos horizontes para fortalecer ainda mais pessoas.

O Rio é um caldeirão de cultura, energia, caos e harmonia que respira arte, cultura e estilo e no Vidigal encontramos a nossa casa. A comunidade é sem dúvidas uma fábrica de talentos. Um desses cases de sucesso é o Bonsai VIdigal.

O Bonsai VIdigal começou suas atividades em 2022 e já conta com mais oficinas fixas de reforço escolar, yoga, boxe, dança, moda, papo com psicóloga, além de muitas ações extras.

São Paulo (SP)

Bonsai Jardim Panorama

Em março de 2024 oficializamos a inauguração do Bonsai Jardim Panorama, uma comunidade da capital paulista, onde já havíamos realizado algumas ações e agora conseguimos fincar a nossa bandeira de vez.

O Bonsai Jardim Panorama realiza a promoção de algumas atividades como o Integra Perifa, nosso curso de informática básica e também temos o projeto de aula de boxe, oficina de estética e futebol social, além de outras ações pontuais.

São Sebastião (SP)

Surf Social Praia de Juquehy

Acreditamos que o esporte muda vídas e é por isso que com o apoio de empresas parceiras conseguimos promover aulas de surf gratuita para crianças e adolescentes de  8 a 16 anos, que estão em situação de vulnerabilidade econômica e social na região da praia de Juquehy, no litoral norte de São Paulo. 

Os alunos têm  acesso à prática do surf e também aulas teóricas sobre o esporte, Educação Ambiental, desenvolvimento social, apoio psicológico. Nunca é só sobre esporte, é sobre mudar vidas e realidades.

Florianópolis (SC)

Bonsai Mariquinha

O Integra Perifa é o nosso curso de informática básica, que acontece no Morro da Mariquinha, no Centro de Florianópolis. As aulas acontecem dentro do Bairro Educador, e é uma forma democratizar o acesso ao digital e à tecnologia, geram oportunidades para as pessoas da comunidade, proporcionando inclusão e capacitação profissional.

Canela (RS)

Integra Perifa Canela

Em 2024 iniciamos o nosso primeiro projeto no Rio Grande do Sul. Demos inicio ao Integra Perifa, curso de informática básica para levar cidadania digital, com ensino e conhecimento, para moradores de comunidades vulnerabilizadas da região da Serra Gaúcha. As aulas acontecem no Centro Social Padre Franco e ao todo atende mais de 20 alunos, sendo um curso semestral e com novas turmas já com lista de espera.